terça-feira, 9 de maio de 2023

 

Neoliberalismo, extrema direita e fascismo

Em How will capitalism end? (2016), Wolfgang Streeck explica que com o fim do ciclo de crescimento do pós-guerra - década de oitenta do século passado - as classes que dependiam do lucro perceberam a globalização e a deslocalização das empresas capitalistas para a periferia do sistema como um caminho possível para continuarem a crescer com base na exploração do trabalho, em melhores condições de rentabilidade.

Havia requisitos materiais para que esse novo caminho pudesse ser percorrido, graças às novas tecnologias da comunicação e da informação, e o que era possível tornou-se real. Só que no curto prazo, o poder do trabalho e dos trabalhadores dos países centrais, nomeadamente dos Estados Unidos, enfraqueceu e diminui e aí entrou o neoliberalismo com a sua ideologia do empreendedorismo, do salve-se quem puder, como novo modelo económico, e com a crítica ao estado gastador e concomitante defesa da diminuição dos impostos para os ricos, que o não investimento na segurança social tornava viável. 

O desemprego aumentava, mas exigia-se do Estado disciplina económica, o que significava diminuição do teto de gastos com a segurança e proteção dos mais vulneráveis o que gerou descontentamento popular que era preciso canalizar, não de modo a responsabilizar o sistema económico, mas antes o seu braço político, a democracia liberal; era como se a democracia deixasse de ser funcional para o sistema económico.

É nesse contexto que entra a extrema direita, os governos populistas e uma espécie de neofascismo, e é aqui que de momento nos encontramos, com experiências já no terreno tanto na União Europeia como nos Estados Unidos e na América do Sul. "Nada de novo na frente ocidental!"

1 comentário:

  1. Será que a sublevação popular ainda consegue inverter esta intensificação do capitalismo ou é ela que, neste momento, alimenta o retrocesso a políticas totalitaristas? O que podemos fazer para impedir esta deriva, se o próprio sindicalismo está enfraquecido e desacreditado?

    ResponderEliminar

  O que é a democracia liberal? – uma resposta breve Se quiséssemos sintetizar numa expressão breve o que é a democracia liberal poderíamo...